Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Origem do da expressão - Fiado Só Amanhã

A origem dessa expressão vem do fato de que nas antigas casas comerciais – tabernas, empórios, farmácias – existia um prego onde o comerciante espetava as contas de quem pedia para pagar depois. Quando o freguês retornava para quitar a dívida, o dono tirava os papéis do prego, somava os valores e cobrava. Quer dizer: colocar no prego é colocar no prego mesmo.

O famoso pindura, comprar fiado, pagar depois. Ainda hoje alguns comerciantes, que não gostam disso, exibem um cartaz bem visível que avisa: “Fiado só amanhã”.

Pendurar a conta é um costume dos alunos de Direito, que o praticam em algum restaurante sempre no dia 11 de agosto, sabe por quê? Porque foi no dia 11 de agosto de 1827 que D. Pedro I instituiu os primeiros cursos de Direito no Brasil – em Olinda, e em São Paulo, no Largo de São Francisco. Os estudantes eram endinheirados, tipo “mauricinhos”, e os donos de restaurantes, talvez para bajulá-los, não lhes cobravam as refeições.

O hábito virou rotina e algumas tradições devem ser respeitadas nesse dia, como o discurso feito por um dos estudantes declarando o pindura. Além disso, eles só pagam 10% da conta, a gorjeta do garçom – motivo pelo qual, fique sabendo, 11 de agosto é o Dia do Garçom!

Pindurar e colocar no prego faz lembrar um assalto ocorrido no famosíssimo restaurante Antonio’s, do Rio de Janeiro. Os ladrões entraram, levaram jóias e dinheiro e, quando iam saindo, a conhecida a pândega figura do jornalista Roniquito pediu, para todo mundo ouvir, que eles, antes de ir embora, levassem as contas penduradas no prego – para alegria de muitos freqüentadores do bar, bebuns endividados . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário